5 de mar. de 2012

A nova política de privacidade do Google gera polêmica mundial

09 GoogleA nova política de privacidade do Google entrou em vigor dia 1º de março, e vem gerando muita polêmica entre os principais meios de comunicação digital. Exemplo disso é a Electronic Privacy Information Center (EPIC), que entrou com um processo para impedir que o Google coloque a nova política em prática. O processo foi movido contra a Federal Trade Comission (FTC), sediada nos Estados Unidos, e pede a anulação da política.

10 Google
(Os criadores do Google, Sergey Brin e Larry Page, quando vieram ao Brasil, em 2006)

O Google sempre foi alvo dos defensores da privacidade, e o diretor executivo da EPIC disse que as mudanças da gigante de busca deveriam ser opcionais, já que nem todos os usuários vão querer a mudança. A polêmica veio à tona depois que o Google anunciou que seus resultados passariam a ser mais personalizados, tornando-se alvo de sérias investigações. De um lado, a empresa de Mountain View, Califórnia, insiste que as mudanças visam uma melhor experiência entre suas dezenas de ferramentas. De outro, empresas investigativas não veem tais alterações com bons olhos.

Entenda melhor a nova política de privacidade do Google:
•    A principal reformulação será a unificação dos termos de 60 serviços da empresa. Assim, todos passarão a seguir um mesmo padrão;
•    À partir de 1º de março de 2012, sites como Gmail, YouTube e Google Maps ficarão constantemente conectados;
•    A ideia consiste no seguinte fator: se você assistir no YouTube vídeos sobre futebol, por exemplo, isso ficará associado à sua conta e suas buscas passarão a ser mais direcionadas;
•    Priorização da venda de publicidade de acordo com o perfil de cada usuário;
•    Não vai mais ser preciso se cadastrar em uma conta do Google para usar os serviços, mas se você efetuar um cadastro, poderá deletar ou editar o seu histórico de busca.

   A parte que mais vem irritando as pessoas é o fato de que, se você quiser que o Google não colete nenhum dado pessoal, você terá que excluir os serviços da conta, impedindo que você os use novamente. Contraditório, bom ou ruim, a verdade é que o Google pode estar caminhando por um terreno muito perigoso, capaz de derrubá-los a longo prazo.
Equipe MQ Serviços RH.

Nenhum comentário :

Postar um comentário